Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos

Autores

  • Christyan Lemos Bergamaschi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Juliana Santos Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria do Carmo Pimentel Batitucci Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3641

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de fornecer maiores informações para o entendimento e a divulgação de cursos superiores, através de um estudo exploratório com os estudantes finalistas dos terceiros anos de uma escola pública de Vitória/ES. Buscando investigar aspectos relevantes para a decisão dos alunos, realizamos uma sessão de 20 vídeos com depoimentos de estudantes da graduação, além de questionários para compreender se esta dinâmica ajudou no esclarecimento dos cursos superiores. Com auxílio dos questionários, os alunos foram separados em três grupos: grupo 1, de alunos que escolheram o curso, o qual possuía depoimento no vídeo (32,4%); grupo 2, de alunos que escolheram o curso, mas não possuía depoimento no vídeo (43,7%); e grupo 3, de alunos que não tinham decidido qual curso fariam ou não queriam seguir seus estudos no Ensino Superior (23,9%). Mais da metade dos alunos (60%) responderam que os vídeos contribuíram para a decisão de qual curso superior seguir.

Biografia do Autor

Christyan Lemos Bergamaschi, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Juliana Santos Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Biologia Animal e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maria do Carmo Pimentel Batitucci, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

BERGAMASCHI, C. L.; FERREIRA, J. S.; BATITUCCI, M. do C. P. Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 287–301, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3641. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS