As políticas para expansão e democratização do acesso à Educação Superior no cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.3673Palavras-chave:
Sociologia da Cultura, História da Arte, teoria e metodologia.Resumo
As políticas para a expansão e democratização do acesso à educação superior no Brasil constituem a temática central deste estudo. Objetiva-se amparar-se na literatura para apreender entendimentos acerca dos conceitos de expansão e democratização do acesso ao ensino superior, buscar as principais políticas que favoreceram estes processos e, refletir sobre a importância desta temática no contexto brasileiro. Para tanto, este estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental. Considera-se a década de 1990 como marco para o avanço nas políticas de expansão e democratização do acesso ao ensino superior. Apresentamos uma breve revisão teórica cerceando os conceitos de expansão e democratização do acesso ao ensino superior. Por fim, destaca-se a importância das políticas de fomento a estes dois processos, no cenário brasileiro, haja vista o histórico de como a educação superior se desenvolve no país.
Palavras-chave: Política de educação. Educação Superior. Expansão. Democratização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.