A experiência docente na prática de ensino/estágio curricular supervisionado em educação física dos acadêmicos do CEFD/UFSM (currículo 1990)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v11i22.375

Resumo

Objetivamos analisar a experiência docente na Prática de Ensino em Educação Física dos acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria. Os participantes foram 26 acadêmicos matriculados na disciplina de Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física, do curso de Licenciatura (Currículo de 1990), que estagiaram em escolas da rede pública de ensino de Santa Maria (RS). O instrumento foi uma entrevista semi-estruturada. O processo interpretativo das informações obtidas foi o interacionismo simbólico. Concluímos que os melhores momentos estão relacionados à satisfação que os mesmos sentiram com os seus alunos e com o sucesso pedagógico atingido; os piores momentos estão relacionados à insatisfação que os mesmos sentiram com os atos de indisciplina dos alunos e o consequente insucesso pedagógico; os problemas sentidos estão relacionados a fatores externos às suas ações pedagógicas; as crises vivenciadas podem ocorrer em épocas e momentos variados do estágio e sã frutos de fatores circunstanciais, todavia, a ocorrência de crises foi intensamente declarada no início do estágio, quando é intensificado o chamado choque com a realidade escolar; os momentos de ruptura profissional estão intimamente relacionados com o agudizar das dificuldades enfrentadas pelos mesmos em suas práticas pedagógicas.

Downloads

Como Citar

A experiência docente na prática de ensino/estágio curricular supervisionado em educação física dos acadêmicos do CEFD/UFSM (currículo 1990). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 85–108, 2009. DOI: 10.22196/rp.v11i22.375. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/375. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS