A experiência docente na prática de ensino/estágio curricular supervisionado em educação física dos acadêmicos do CEFD/UFSM (currículo 1990)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v11i22.375Resumo
Objetivamos analisar a experiência docente na Prática de Ensino em Educação Física dos acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria. Os participantes foram 26 acadêmicos matriculados na disciplina de Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física, do curso de Licenciatura (Currículo de 1990), que estagiaram em escolas da rede pública de ensino de Santa Maria (RS). O instrumento foi uma entrevista semi-estruturada. O processo interpretativo das informações obtidas foi o interacionismo simbólico. Concluímos que os melhores momentos estão relacionados à satisfação que os mesmos sentiram com os seus alunos e com o sucesso pedagógico atingido; os piores momentos estão relacionados à insatisfação que os mesmos sentiram com os atos de indisciplina dos alunos e o consequente insucesso pedagógico; os problemas sentidos estão relacionados a fatores externos às suas ações pedagógicas; as crises vivenciadas podem ocorrer em épocas e momentos variados do estágio e sã frutos de fatores circunstanciais, todavia, a ocorrência de crises foi intensamente declarada no início do estágio, quando é intensificado o chamado choque com a realidade escolar; os momentos de ruptura profissional estão intimamente relacionados com o agudizar das dificuldades enfrentadas pelos mesmos em suas práticas pedagógicas.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.