Uma reflexão sobre uma modalidade de educação para sensibilização ambiental

Autores

  • Ari Silva Gobira Centro Universitário UNA
  • Áurea Regina Guimarães Tomasi Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3751

Resumo

Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e as colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde estas são desenvolvidas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre as ações de Educação Ambiental, de modo que possibilite compreender o sentido dessa modalidade de educação, uma vez que não é somente uma atividade do educador formal. O artigo se apoia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e a formação de educadores. Assim, esta reflexão parte do seu processo histórico, passando pelas modalidades de Educação Ambiental e finalmente chegando ao processo de formação dos docentes e na forma com as ações são desenvolvidas. Ao longo do texto, buscou-se levantar algumas considerações sobre a forma como a Educação Ambiental é praticada pelos educadores ambientais e o perfil desses educadores, já que a área não pode ser vista somente como um campo dos profissionais da área de Ciências Naturais. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma para a reflexão sobre a prática da Educação Ambiental e para a formação desses sujeitos, pois esse campo encontra-se em constante transformação, no contexto político, econômico ou social.

Biografia do Autor

Ari Silva Gobira, Centro Universitário UNA

Biólogo, consultor ambiental, mestrando do Programa de Mestrado Profissional Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA.

Áurea Regina Guimarães Tomasi, Centro Universitário UNA

Socióloga, mestre e doutora em Ciências da Educação e professora do Programa de Mestrado Profissional Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

GOBIRA, A. S.; TOMASI, Áurea R. G. Uma reflexão sobre uma modalidade de educação para sensibilização ambiental. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 216–241, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i40.3751. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3751. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS