Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da revista Nova Cosmopolitan

Autores

  • Dolores Galindo Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v11i22.377

Palavras-chave:

História, Ciências Humanas

Resumo

Este artigo discute a abordagem das temáticas amorosa e
sexual na revista feminina Nova Cosmopolitan. Foram analisados vinte e quatro exemplares publicados entre 1997 e 1998, período que coincide com a comemoração dos 25 anos do periódico no Brasil. Na revista em questão, o sexo se inscreve na busca pela intensificação das sensações, avizinhando-se do consumo de exercícios que faz da
academia de ginástica um dos espaços centrais na contemporaneidade. A exacerbação das sensações substitui o controle e ocultação dos corpos que, historicamente, caracterizou a apresentação do sexo na imprensa feminina, sendo, ambos, incorporados à lógica do consumo mantida pela insatisfação e busca de sensações exacerbadas – pedagogias de corpos excitáveis do orgasmo e moduláveis da ginástica.

Palavras-chave: pedagogias da sexualidade, amor, sexo, imprensa feminina.

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Como Citar

GALINDO, D. Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da revista Nova Cosmopolitan. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 133–154, 2009. DOI: 10.22196/rp.v11i22.377. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/377. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS