A natureza complexa de uma avaliação globalizada

Autores

  • Ermelina G. Bontorin Thomacheski Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR
  • Suzana Braga Bertassoni Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v3i7.3899

Palavras-chave:

Movimento do Contestado, Ensino de História, Brasil republicano

Resumo

O presente trabalho configurou-se a partir da análise de uma prática avaliativa, processo desencadeado pela Professora e Doutora Léa das Gra­ças C. Anastasiou, na Disciplina Avaliação da Aprendizagem do curso de Mestrado em Educação na PUC/PR. O desafio de repensar a tessitura da ação avaliativa imbricada na revisão teórica, constituiu-se em germe de uma nova prática, gerando a necessidade de "co-pensar" a globalidade da relação pe­dagógica. A mobilização dos sujeitos professor/equipe docente, aluno/gru­po, provocou compromissos auto-assumidos, imprimindo direção e signifi­cado à aprendizagem buscada. Na primeira parte do texto elaborou-se uma síntese relativa aos fundamentos teóricos pesquisados e discutidos nos es­tudos, nas atividades docentes e na história de vida, tanto dos educadores, quanto dos alunos. A seguir descreveu-se o movimento que orientou a ela­boração conjunta da prática, a situação didática em seu fazer-se, refazer-se e avaliar-se, numa tentativa de registrar as representações dos sujeitos que a vivenciaram. Procurou-se evidenciar a multidimensionalidade desse proces­so avaliativo, conscientes que as conclusões são provisórias e que esse "movimento" traduz a idéia de sistema aberto, em que cada fim é um novo começo. O grande significado da experiência, foi vivenciar a perspectiva histórica da aprendizagem, sempre geradora de novas necessidades. Desta forma, na segunda parte do texto é relatada uma experiência de avaliação numa visão contínua, cumulativa e diferenciada, vivenciada na Disciplina de Princípios e Métodos de Supervisão Educacional, envolvendo o trabalho de quatro professores e cento e cinqüenta e oito alunos do 7º período do curso de Pedagogia da PUC/PR, campus de São José dos Pinhais. Vivência essa embasada por elementos obtidos nos estudos sobre Avaliação da Aprendi­zagem, ao longo da trajetória como professores da Educação Básica, supervisores e/ou orientadores educacionais e, também, como docentes nos cursos de graduação, os quais estão sendo sistematizados no programa de Mestrado em Educação da PUC/PR. Foram anexados os instrumentos utiliza­dos para a sistematização e registro da avaliação.

Biografia do Autor

Ermelina G. Bontorin Thomacheski, Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR

Professora-auxiliar do Curso ele Pedagogia. Mestranda da PUC/PR.

Suzana Braga Bertassoni, Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR

Mestranda em Educação (PUC/PR), especialista em Currículo e Prática Educativa (PUC/RJ); Orientadora Educacional do Colégio Nossa Senhora Medianeira, Curitiba - Paraná

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

THOMACHESKI, E. G. B.; BERTASSONI, S. B. A natureza complexa de uma avaliação globalizada. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 165–190, 2017. DOI: 10.22196/rp.v3i7.3899. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3899. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS