"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais

Autores

  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v3i7.3900

Resumo

O artigo põe em discussão a forma como tem sido tradicionalmente ensinado, nas séries iniciais, os chamados problemas matemáticos. Os argu­mentos buscam trazer a tona evidências sobre os limites da utilização elo algoritmo como melhor estratégia de resolução de problemas. Ao trazer sua experiência como docente do Colégio de Aplicação da Universidade do Esta­do do Rio ele Janeiro, a autora reafirma a necessidade da escola incorporar, em seu cotidiano de ensino-aprendizagem, as múltiplas estratégias criadas pelos alunos e alunas para a solução dos diferentes problemas.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e do Colégio de Aplica­ção da UERJ. Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Integrante do Grupo de Pesqui­sa Alfabetização dos Alunos e Alunas das Classes Populares (GRUPALFA) na UFF.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

MORAIS, J. de F. dos S. "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 191–206, 2017. DOI: 10.22196/rp.v3i7.3900. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS