A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular

Autores

  • Junior Cesar Mota Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cláudia da Silva Cousin Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Dione Iara Silveira Kitzmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.3986

Palavras-chave:

Educação para as relações étnico-raciais. Ensino de História. Estudos descoloniais

Resumo

A Ambientalização Curricular se tornou um assunto importante para refletir sobre as situações envolvendo a esfera socioambiental vivenciadas cotidianamente. Esses problemas se agravam à medida que o sentimento de pertencimento aos lugares se enfraquece. Pautados nessas questões e refletindo sobre o papel da Educação Ambiental para a (re)apropriação desse sentido de pertença, este ensaio, emergente das reflexões estabelecidas na disciplina “A relação de pertencimento na constituição dos educadores ambientais” do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, se propõe discutir acerca da Educação Ambiental Estética como uma possível ferramenta ao fortalecimento das relações de pertencimento na Ambientalização Curricular. Pressupõe-se que, sem este fortalecimento, não há uma efetiva participação dos sujeitos na implementação do processo de ambientalização, que passa a ser visto fragmentado e sem significados para a comunidade universitária. 

Biografia do Autor

Junior Cesar Mota, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando (Bolsista da CAPES) em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, no Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental e no Grupo de Pesquisa: Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC, no Grupo de Pesquisa: Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Contestado - UNC. Graduação em Pedagogia (habilitado também em gestão, orientação e supervisão) pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe. Atualmente atua como Professor-tutor no curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil, intermediado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Educação, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Fundamentos da Educação e Formação de professores.

Cláudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (2010); Mestre em Educação Ambiental pela FURG (2004); Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG (2001) e graduada em Geografia - Licenciatura Plena pela FURG (1995). Professora Adjunta III e Pesquisadora do Instituto de Educação da FURG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM. Atualmente pertence ao corpo permanente de professores do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas área de Educação a Distância, Educação Ambiental, Ensino de Geografia, atuando nos seguintes temas: Formação de Professores, Comunidade Aprendente e Pertencimento. Coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID do curso de Geografia - Licenciatura.

Dione Iara Silveira Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Possui graduação em Oceanologia (1986), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. É docente Adjunto II do Instituto de Oceanografia - IO FURG, atuando nos cursos de: Tecnologia em Gestão Ambiental, Oceanologia, Especialização em Educação Ambiental (Lato Sensu) da Universidade Aberta do Brasil - UAB/FURG, Mestrado em Gerenciamento Costeiro (PPGC) e no Mestrado em Educação Ambiental (PPGEA) . É Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (Rio Grande) e Coordenadora-adjunta do TGA em S. Lourenço do Sul. É sócia da Asociación Trainmar América del Sur - ATAS (capacitação portuária). Tem experiência na área de gerenciamento costeiro, com ênfase em gestão e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, gestão ambiental portuária e gerenciamento costeiro.Linha de Pesquisa: Educação Ambiental Não Formal.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

MOTA, J. C.; COUSIN, C. da S.; KITZMANN, D. I. S. A educação ambiental estética e as relações de pertencimento no processo de ambientalização curricular. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 207–226, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i45.3986. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3986. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua