Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil

Autores

  • Marcela de Moraes Agudo UNESP/Bauru
  • Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
  • Lucas André Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.3997

Palavras-chave:

Produção de conhecimentos, Memória, Relações étnico-raciais, Alberto da Veiga Guignard.

Resumo

O artigo aborda a educação no contexto econômico, político e social que atravessamos atualmente no Brasil. A delimitação metodológica para as discussões tomou como unidade de análise a educação na perspectiva histórico-crítica, interpretando como essa conjuntura se relaciona de forma orgânica com a doutrina neoliberal. Estabelecemos como período de análise o início do primeiro mandato da Presidenta Dilma, passando pela chamada Jornadas de Julho de 2013 e culminando no Projeto Ponte para o Futuro, que vem sendo imposto pelo governo Temer configurado a partir do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e se encontra em curso. Realizamos uma análise da conjuntura sem perder de vista os movimentos orgânicos estruturais, cujos resultados indicam os rumos políticos e econômicos que vem sendo imposto por meio de um projeto reformista para a educação brasileira na conjuntura atual: uma proposta que adeque a educação nos marcos do neoliberalismo. 

Biografia do Autor

Marcela de Moraes Agudo, UNESP/Bauru

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestre em Educação para a Ciência, na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru (bolsista CAPES e FAPESP). Doutoranda em Educação Para a Ciência (bolsista CAPES), na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru, trabalhando com formação de professores pedagogos em educação ambiental. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa. Dra. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; e no Ensino Superior, como professora bolsista nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

AGUDO, M. de M.; TOZONI-REIS, M. F. de C.; TEIXEIRA, L. A. Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 182–206, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i45.3997. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3997. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua