O fazer político dos jovens das classes populares: as ocupações estudantis paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.4002Palavras-chave:
Chevron Case, International Environmental Law, Treaties of Investment, Tribunals of InvestmentResumo
Este artigo tece considerações sobre o movimento Ocupa Paraná que ocorreu em 2016 mobilizando vários estudantes do Ensino Médio e Superior, especialmente neste estado, contra a Reforma do Ensino Médio e a PEC 247. Objetiva-se levantar pistas sobre o potencial deste Movimento para a formação política dos jovens das classes populares. A partir da literatura sobre a história do Ensino Médio no Brasil e sobre a participação política da juventude destaca que as ações políticas da juventude dizem respeito as lutas hegemônicas que se travam na sociedade de classes e ao fazer político da juventude. Para análise utiliza relatos de estudantes de Francisco Beltrão/PR, matérias veiculadas na imprensa no período das ocupações, as páginas do facebook: Ocupa CEMA e Ocupa Beltrão, criadas pelos estudantes de Francisco Beltrão durante as ocupações, além de relatos de jovens que participaram das ocupações na região de Curitiba presentes no Documentário Ocupa Tudo: Escolas Ocupadas no Paraná (2016).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.