Militarização das escolas da rede estadual de Goiás: a nova onda conservadora
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.4004Palavras-chave:
Direito ao Protesto, Manifestações Sociais, Exercício democrático.Resumo
Este trabalho apresenta o andamento da pesquisa sobre o recente e aligeirado processo de militarização de parte das escolas da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. O artigo uma pesquisa acerca deste processo, que transfere para a Polícia Militar de Goiás uma parte das escolas do ensino básico, através de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública. Uma mistura de privatização com militarização. O objetivo da pesquisa é analisar a emergência de novos modelos de gestão das escolas de educação básica, a partir da inserção das polícias militares nas escolas públicas e seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa de tipo levantamento. Para coleta de dados, foi utilizada revisão de literatura de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias, leis e decretos e os documentos que regem o funcionamento das escolas militarizad
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