A reforma do Estado e o avanço neoconservador: impactos no caráter público da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i42.4013

Resumen

O trabalho aborda as mudanças na educação sob a égide da reforma do Estado e o avanço neoconservador sobre os direitos sociais. Explicitar as contradições que se movem no interior dessas mudanças e analisar as consequências à classe trabalhadora brasileira é o objetivo do trabalho. Para tanto, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental, considerando teóricos importantes da sociologia latino-americana, como Fernandes (2009) e as principais propostas para a educação que tramitam na esfera do Estado, como a reforma do Ensino Médio e o programa “Escola sem Partido”. Com base no estudo, é possível dizer que se configura no cenário político brasileiro pós-golpe uma reforma do Estado a qual pretende estreitar a progressão dos direitos sociais e garantir o caráter subordinativo da economia e educação nacional aos interesses do capital. Por isso a educação de nível médio, seja do campo ou da cidade, tem importância central para os reformadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Dorneles Gonçalves, Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, área de políticas públicas da educação.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, área de políticas públicas da educação.

Vinícius Ramos Puccinelli, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Ciências Biológicas e mestre em Educação Ambiental, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

GONÇALVES, L. D.; PUCCINELLI, V. R. A reforma do Estado e o avanço neoconservador: impactos no caráter público da educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 66–82, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i42.4013. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4013. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Apresentação do Dossiê