Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias

Autores

  • José Manuel Moran Faculdades Sumaré - SP

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v5i11.4185

Resumo

Abrem-se novos campos na educação on-line, através da internet, principalmente na educação a distância. Mas também na educação presencial, a chegada da internet, da multimídia, está trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto do ponto de vista de equipamentos como pedagógicos. Além da sala de aula, é fundamental que os professores utilizem em alguns momentos os laboratórios de informática como espaços de orientação de pesquisa, de seleção da informação relevante, de adaptação de todos os alunos aos espaços virtuais de aprendizagem (saber acessar materiais a distância, participar de listas, fóruns, chats, enviar trabalhos pela internet). O professor e as universidades precisam também fazer a ponte entre a teoria e a prática, inserindo o aluno, ao longo do curso na realidade profissional, para conhecê-la, questioná­la, aproximando a reflexão da ação.

Biografia do Autor

José Manuel Moran, Faculdades Sumaré - SP

Professor do Senac-SP, da Uniban e das Faculdades Sumaré - SP. Assessor do Ministério de Educação para avaliação de cursos a distância.

Downloads

Publicado

2018-02-10

Como Citar

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 55–64, 2018. DOI: 10.22196/rp.v5i11.4185. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS