Educação e inovação tecnológica: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras

Autores

  • Nelson Pretto Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v5i11.4186

Palavras-chave:

Paulo Freire, Dialogicidade, Hermenêutica

Resumo

Transformações significativas estão ocorrendo em todas as áreas do conhecimento, com um desenvolvimento científico e tecnológico que aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas. Os sistemas de comunicação ganham especial impulso com este desenvolvimento e passamos a viver numa sociedade da comunicação generalizada, numa sociedade rede. Este texto analisa o conceito de rede, rede sociocultural e tecnológica, que passa a ser fundamental para ampliar a nossa compreensão do mundo contemporâneo e dos reflexos no sistema educacional. Num segundo momento do texto, é feita uma análise do discurso governamental sobre os projetos de implantação das tecnologias da comunicação e informação - especialmente televisão e computadores - no sistema educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Nelson Pretto, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Nelson Preito é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutor cm Comunicação pela USP (1994)

Downloads

Publicado

2018-02-10

Como Citar

PRETTO, N. Educação e inovação tecnológica: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 65–84, 2018. DOI: 10.22196/rp.v5i11.4186. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4186. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS