Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores

Autores

  • Elena Maria Mallmann UFSM
  • Fábio da Purificação de Bastos UFSM
  • Felipe Martins Müller UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v6i12.4194

Palavras-chave:

Absenteísmo Docente.Trabalho Docente, Belo Horizonte, Trabalho e Educação

Resumo

A preocupação temática, geradora desse trabalho de investigação­ação escolar e educação dialógico-problematizadora, centra-se no moni­toramento eletrônico das tarefas extraclasse para acoplamento das aprendi­zagens presencial e a distância. Implementamos estratégias de ensino, aprendizagem e investigação no contexto da formação escolar de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Problematizamos as práticas escolares "bancárias" em torno das tarefas extraclasse e descrevemos e analisamos nossas ações nas aprendizagens presencial e a distância apoiadas pelo Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. Os resultados confirmam o inédito­viável de propostas educacionais que visam fortalecer a organização didático­metodológica do processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes, tornando-os cada vez mais investigadores e dialógico-problematizadores. Destacamos as potencialidades de meios tecnológico-comunicativos, como o AMEM, na sistematização das aulas e tarefas extraclasse, uma vez que permitem aos professores realizarem planejamentos, registros e monitoramento eletrônico das atividades a distância.

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Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, UFSM

Mestre em educação, doutoranda do PPGE/UFSC.

Fábio da Purificação de Bastos, UFSM

Professor Doutor do Departamento de Metodologia do Ensino e do PPGE da UFSM.

Felipe Martins Müller, UFSM

Professor Doutor do PPGEP/UFSM, coordenador do Projeto AMEM.

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Publicado

2018-02-10

Como Citar

MALLMANN, E. M.; BASTOS, F. da P. de; MÜLLER, F. M. Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse na formação escolar de professores. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 53–70, 2018. DOI: 10.22196/rp.v6i12.4194. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4194. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS