Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz

Autores

  • Sonia Kramer PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v6i13.4202

Palavras-chave:

Autismo, Escolarização, Inclusão escolar, Tempos de escola

Resumo

Hoje vivemos o paradoxo de ter um conhecimento teórico avançado sobre a infância, enquanto assistimos com horror a incapacidade da nossa f•,eração de lidar com as populações infantis e juvenis. Refletir sobre tais questões e pensar sobre a nossa responsabilidade social na construção da paz são meus objetivos nesta fala. Faço a reflexão a partir de três ângulos. Primeiro, trago o que chamo de "o tamanho do nosso problema", destacando a educação infantil, denominação que no Brasil designa à educação da criança de O a 6 anos, ou educação da primeira infância. Em seguida, pergunto: como podemos construir uma cultura de paz em tempos de violência banalizada? No terceiro, aponto a necessária atuação do Estado e da sociedade nesta construção, nesses violentos tempos em que vivemos.

Biografia do Autor

Sonia Kramer, PUC-Rio

Professora do Departamento de Educação/PUC-Rio onde coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil.

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Publicado

2018-02-11

Como Citar

KRAMER, S. Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 143–162, 2018. DOI: 10.22196/rp.v6i13.4202. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4202. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS