Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v6i13.4202Palavras-chave:
Autismo, Escolarização, Inclusão escolar, Tempos de escolaResumo
Hoje vivemos o paradoxo de ter um conhecimento teórico avançado sobre a infância, enquanto assistimos com horror a incapacidade da nossa f•,eração de lidar com as populações infantis e juvenis. Refletir sobre tais questões e pensar sobre a nossa responsabilidade social na construção da paz são meus objetivos nesta fala. Faço a reflexão a partir de três ângulos. Primeiro, trago o que chamo de "o tamanho do nosso problema", destacando a educação infantil, denominação que no Brasil designa à educação da criança de O a 6 anos, ou educação da primeira infância. Em seguida, pergunto: como podemos construir uma cultura de paz em tempos de violência banalizada? No terceiro, aponto a necessária atuação do Estado e da sociedade nesta construção, nesses violentos tempos em que vivemos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.