Tem criança na roda: um estudo etnográfico sobre a infância na prática cultura do jongo

Autores

  • Mailsa Carla Passos UNESA

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v6i13.4205

Palavras-chave:

Educação a Distancia, Rede Federal de Ensino, Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

O presente artigo trata dos resultados de uma pesquisa - tese defendida em março de 2004 no Departamento de Educação da PUC-Rio - construída na interface entre a antropologia e a educação - que buscou compreender como se dão os processos de socialização/transmissão cultural, tendo como lócus a prática do jongo, buscando ainda tecer as relações entre a presença da infância e as re-significações (mudanças) da prática em dois grupos do estado do Rio de Janeiro: o Grupo Cultural Jongo da Serrinha, em Madureira, na cidade do Rio de Janeiro e a Comunidade Negra de São José da Serra, em Valença, interior do estado. O jongo (ou caxambu, ou tambu, ou catambá) é uma prática cultural de populações afro-descendentes de origem banto presente em alguns estados da região sudeste do Brasil (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo). A inserção de crianças na prática é, segundo os jongueiros, recente, tendo aquelas sido proibidas de participar das rodas até pouco tempo.

Biografia do Autor

Mailsa Carla Passos, UNESA

Mestre em Educação pela UERJ, Doutora em Educação pela PUC-Rio, professora de Cultura e lnfância, Cultura Brasileira e Literatura Infanto-Juvenil da UNESA, em Petrópolis (RJ) e da FESO, em Teresópolis (RJ)

Downloads

Publicado

2018-02-11

Como Citar

PASSOS, M. C. Tem criança na roda: um estudo etnográfico sobre a infância na prática cultura do jongo. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 219–252, 2018. DOI: 10.22196/rp.v6i13.4205. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4205. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS