Classe hospitalar - uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizado

Autores

  • Simone Hoerbe Garcia UFSM
  • Soraia Napoleão Freitas UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v7i14.4213

Resumo

Este artigo tem por finalidade refletir sobre os aportes teóricos que envolvem a inclusão escolar e o acompanhamento pedagógico da criança pós-hospital izada. Com este estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria cumpriu a função de facilitador no processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar. Para tanto, foi realizado um estudo do caso de um aluno pós-hospitalizado, que freqüentou a classe hospitalar no período de 2000 a 2004 e que atualmente está incluído na quinta série de uma escola na cidade de Santa Maria, a partir de entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola e com a professora da classe hospitalar do referido aluno. Assim, constatou-se que o acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de freqüentar a escola, continuasse a estudar a partir dos materiais enviados pela escola, como também ofereceu a oportunidade· de estabelecer novos vínculos de amizade, o que refletiu positivamente na reintegração com o grupo escolar.

Biografia do Autor

Simone Hoerbe Garcia, UFSM

Educadora Especial, Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. 

Soraia Napoleão Freitas, UFSM

Profa. Dra. do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS e orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2018-02-11

Como Citar

GARCIA, S. H.; FREITAS, S. N. Classe hospitalar - uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizado. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 57–82, 2018. DOI: 10.22196/rp.v7i14.4213. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4213. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS