Classe hospitalar - uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizado
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v7i14.4213Resumo
Este artigo tem por finalidade refletir sobre os aportes teóricos que envolvem a inclusão escolar e o acompanhamento pedagógico da criança pós-hospital izada. Com este estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria cumpriu a função de facilitador no processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar. Para tanto, foi realizado um estudo do caso de um aluno pós-hospitalizado, que freqüentou a classe hospitalar no período de 2000 a 2004 e que atualmente está incluído na quinta série de uma escola na cidade de Santa Maria, a partir de entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola e com a professora da classe hospitalar do referido aluno. Assim, constatou-se que o acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de freqüentar a escola, continuasse a estudar a partir dos materiais enviados pela escola, como também ofereceu a oportunidade· de estabelecer novos vínculos de amizade, o que refletiu positivamente na reintegração com o grupo escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.