Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI

Autores

  • Maria Lucia Marocco Maraschin Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v7i14.4214

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma aproximação teórico/metodológica com os referenciais que alicerçam a pedagogia, mais especificamente a pedagogia da infância e a pedagogia do envelhecimento. Trata-se de uma discussão analítico/científica alicerçada numa perspectiva pedagógico/social. O reconhecimento legal da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica pressupõe o desvelamento do processo de envelhecimento biológico, também socialmente construído. Esta reflexão inter-áreas tem o propósito de destacar a necessidade do respeito e valorização do novo, assim como a escuta atenta do velho, constituindo-se assim, a partir desta polarização, parâmetros interdiscursivos e interdisciplinares. Nesta perspectiva, busca-se diálogo com alguns autores com o propósito de forjar reflexões dentro e fora das instâncias formadoras, suscitadas pelas diferentes pedagogias, ora trazidas.

Biografia do Autor

Maria Lucia Marocco Maraschin, Unochapecó

Professora do Centro de Ciências da Educação da UNOCHAPECÓ no Curso de Pedagogia. Especialista em Alfabetização, Educação Popular e Compreensão da Realidade Social, Gestão Institucional e Mestra em Educação PUC/POA/RS.

Downloads

Publicado

2018-02-11

Como Citar

MARASCHIN, M. L. M. Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 83–98, 2018. DOI: 10.22196/rp.v7i14.4214. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4214. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS