Problematizando a epistemologia na construção do conhecimento

Autores

  • José Luiz Zambiasi

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v8i17.4227

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador. Qualidade de Vida no Trabalho. Políticas Públicas. Setor frigorífico. Organização Coletiva.

Resumo

Este texto pretende problematizar a epistemologia, buscando percorrer alguns caminhos que vêm norteando a construção do conhecimento, ao colocar em questão a visão do conhecimento científico linear, causal, mecanicista e determinista. Nessa problematização, destaca a formulação de princípios epistemológicos pela Teoria Crítica (Escola de Frankfurt), a crítica causticante à razão iluminista, a relevância da concepção de historicidade e do construtivismo científco relacionado ao paradigma da complexidade. Essas novas perspectivas se aproximam da "razão comunicativa" de Habermas. Este texto situa Edgar Morin entre aqueles que procuram abrir perspectivas frente à crise da modernidade, ao projetar novas luzes em direção a um conhecimento e a uma ciência multidirnensionais, a uma complexidade globalizante do pensamento. Diante de tudo isto, propõe que o conhecimento científico seja concebido como um modo de conhecimento muito particular marcado pela historicidade e recuperação do humano. Daí que, no âmbito da epistemologia, se inserem questões éticas e políticas.

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Publicado

2018-02-12

Como Citar

ZAMBIASI, J. L. Problematizando a epistemologia na construção do conhecimento. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 17, 2018. DOI: 10.22196/rp.v8i17.4227. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4227. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS