Das determinações pedagógicas às intenções políticas: para onde caminha a formação do professor?
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v8i17.4230Resumo
A proposta deste estudo é analisar o Parecer 009/2001 que fundamenta a reforma curricular da formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Interessanos, especialmente, o segundo princípio orientador da reforma - a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor - e os elementos que o compõem: a) simetria invertida; b) concepção de aprendizagem; c) concepção de conteúdo; d) concepção de avaliação. Objetivamos, pela análise desses elementos, levantar alguns pressupostos que nos permitam desnudar o caminho arquitetado para a reforma curricular da formação dos professores. Partimos da hipótese inicial de que a refom1a busca adequar a formação do professor à reestruturação produtiva. É a formação do trabalhador que adquire centralidade. Essa perspectiva responde a um dilema do Estado Capitalista: dar um certo quantum de educação ao mesmo tempo em que controla a quantidade desse saber para que o trabalhador seja tecnicamente competente e politicamente inofensivo. Prioriza, assim, a formação prático-utilitária do professor a qual pode gerar a precarização do seu trabalho pedagógico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.