Das determinações pedagógicas às intenções políticas: para onde caminha a formação do professor?

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider UNOESC - Videira / UFSC
  • Zenilde Durli UNOESC - Joaçaba / UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v8i17.4230

Resumo

A proposta deste estudo é analisar o Parecer 009/2001 que fundamenta a reforma curricular da formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Interessa­nos, especialmente, o segundo princípio orientador da reforma - a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor - e os elementos que o compõem: a) simetria invertida; b) concepção de aprendizagem; c) concepção de conteúdo; d) concepção de avaliação. Objetivamos, pela análise desses elementos, levantar alguns pressupostos que nos permitam desnudar o caminho arquitetado para a reforma curricular da formação dos professores. Partimos da hipótese inicial de que a refom1a busca adequar a formação do professor à reestruturação produtiva. É a formação do trabalhador que adquire centralidade. Essa perspectiva responde a um dilema do Estado Capitalista: dar um certo quantum de educação ao mesmo tempo em que controla a quantidade desse saber para que o trabalhador seja tecnicamente competente e politicamente inofensivo. Prioriza, assim, a formação prático-utilitária do professor a qual pode gerar a precarização do seu trabalho pedagógico.

Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, UNOESC - Videira / UFSC

Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - Videira, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Zenilde Durli, UNOESC - Joaçaba / UFSC

Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - Joaçaba, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

SCHNEIDER, M. P.; DURLI, Z. Das determinações pedagógicas às intenções políticas: para onde caminha a formação do professor?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 17, 2018. DOI: 10.22196/rp.v8i17.4230. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4230. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS