O videoarte - um olhar pela experiência

Autores

  • Sandra Fachinello Albuquerque Reis UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v8i17.4232

Palavras-chave:

Colônia Militar do Chapecó, Fronteira, Marechal Bormann.

Resumo

O presente artigo "vasculha", com olhar investigativo, experiências pessoais na área do ensino da arte com enfoque no vídeo-arte, as quais são intermitentes e instigadoras. Instigadoras das questões do olhar para a arte como fonte de pesquisa do aluno em relação ao seu processo de experiência com a arte, no âmbito da transformação por este processo. Para tanto, enfoco o  vídeoarte como proposta para leitura e produção em arte, uma leitura como experiência visual, sonora e de produção em vídeoarte. A reflexão inicia com uma discussão acerca da experiência com o processo, como fonte de leitura e produção em vídeoarte. Tem como base BARROS, Anna; BASBAUM, Ricardo; BELLOUR, Raymond; FERRÉS, Joan; LAROSSA, Jorge; MORAN, José Manuel; PIMENTEL, Lucia Gouvêa; entre outros. O segundo momento consta de um relato da experiência na Escola Básica Municipal Diogo Alves da Silva, na disciplina de Artes, com alunos do terceiro ano do terceiro ciclo, no município de Chapecó/SC, analisada de forma crítica com as reflexões teóricas.

Biografia do Autor

Sandra Fachinello Albuquerque Reis, UDESC

Mestranda em Artes Visuais no PPGAV-Mestrado em Artes Visuais da UDESC, Linha de pesquisa em Poética, Teoria e História. Texto apresentado como parte dos requisitos da disciplina de Seminário em Ensino da Arte, ministrado pela Professora Analice Outra Pillar. Breve Currículo: Licenciatura em Educação Artística (UDESC/CEART), Especialização em Linguagem Plástica Contemporânea (UDESC/CEART), Especialização em Estética (UNOCHAPECÓ), Mestranda em Artes Visuais (UDESC/CEART/PPGAV), sob orientação da Ora. Yara Rondon Guasque Araújo.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

REIS, S. F. A. O videoarte - um olhar pela experiência. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 17, 2018. DOI: 10.22196/rp.v8i17.4232. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4232. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS