Pesquisa qualitativa: validação interrogada
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v9i18.4237Palavras-chave:
Gênero, Jornalismo, EmpreendedorismoResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o tema da validação em pesquisas qualitativas. A proposição desta temática visa possibilitar um avanço na problematização relativa à utilização de metodologias qualitativas em pesquisas. Com o objetivo de ser um recurso a mais no relevante processo de reflexão sobre atendimento a critérios de cientificidade, este artigo revisa na literatura científica os principais critérios de validação neste tipo de pesquisa. A partir de uma reflexão da relação existente entre pesquisa e ciência, sinaliza alguns aspectos a respeito da própria definição da metodologia qualitativa, assim como põe em destaque as especificidades de um processo de validação nesta metodologia, a qual ao romper com o positivismo não abre mão de um rigor científico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.