Pesquisa qualitativa: validação interrogada

Autores

  • Luciana Suárez Grzybowski Unochapecó
  • Luiza Maria de O. Braga Silveira PUCRS / Ulbra Gravataí
  • Mônica Medeiros Kother Macedo PUCRS
  • Nelson Asnis PUCRS
  • Renata Brasil Araújo PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i18.4237

Palavras-chave:

Gênero, Jornalismo, Empreendedorismo

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o tema da validação em pesquisas qualitativas. A proposição desta temática visa possibilitar um avanço na problematização relativa à utilização de metodologias qualitativas em pesquisas. Com o objetivo de ser um recurso a mais no relevante processo de reflexão sobre atendimento a critérios de cientificidade, este artigo revisa na literatura científica os principais critérios de validação neste tipo de pesquisa. A partir de uma reflexão da relação existente entre pesquisa e ciência, sinaliza alguns aspectos a respeito da própria definição da metodologia qualitativa, assim como põe em destaque as especificidades de um processo de validação nesta metodologia, a qual ao romper com o positivismo não abre mão de um rigor científico.

Biografia do Autor

Luciana Suárez Grzybowski, Unochapecó

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Doutoranda em Psicologia pela PUCRS (bolsista Capes), professora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó
(Unochapecó).

Luiza Maria de O. Braga Silveira, PUCRS / Ulbra Gravataí

Doutoranda em Psicologia pela PUCRS (bolsista Capes), professora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Gravataí)

Mônica Medeiros Kother Macedo, PUCRS

Doutoranda em Psicologia pela PUCRS, professora da Faculdade de Psicologia da PUCRS

Nelson Asnis, PUCRS

Doutorando em Psicologia pela PUCRS, professor da Fundação Universitária Mário Martins e da Faculdade de Psicologia da PUCR.

Renata Brasil Araújo, PUCRS

Doutoranda em Psicologia pela PUCRS, coordenadora do Serviço de Dependência Química e da Residência em Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

GRZYBOWSKI, L. S.; SILVEIRA, L. M. de O. B.; MACEDO, M. M. K.; ASNIS, N.; ARAÚJO, R. B. Pesquisa qualitativa: validação interrogada. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 95–108, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i18.4237. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4237. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS