A infância retratada pela mídia: análise da "Série Crianças"

Autores

  • Daniela de Campos Unochapecó
  • Ivone Terebinto Alchieri Universidade Politecnica e Artistica del Paraguay (UPAP)
  • Marizete Bortolanza Spessato Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i18.4238

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da Série Crianças, uma produção da Rede Globo, exibida no Fantástico no período de agosto a setembro de 2005. A série foi construída através de depoimentos de crianças falando sobre diferentes temáticas do cotidiano: medo, relacionamento homem/mulher, diferenças de classe sociais e futuro. Entre os objetivos propostos no trabalho de pesquisa que deu origem a este artigo pretendeu-se analisar se a Série Crianças, na proposta evidenciada de "dar voz" à criança, contemplou a sua participação efetiva e identificar as principais características que constituíram a série, aqui avaliada como um misto entre jornalismo entretenimento, assim como é o Fantástico, programa no qual a série foi veiculada.

Biografia do Autor

Daniela de Campos, Unochapecó

Graduada em Comunicação Social: Jornalismo na Unochapecó-SC, Cursando Pós graduação em Publicidade e Propaganda: ênfase em Promoção de Vendas, Merchandising e Varejo na Unochapecó



Ivone Terebinto Alchieri, Universidade Politecnica e Artistica del Paraguay (UPAP)

Graduada em Comunicação Social: Jornalismo na Unochapecó-SC, Pós-Graduação em Educação Infantil-Séries Iniciais, CELER-Xaxim, SC e Mestranda em Ciências da Educação - UPAP (Universidade Politecnica e Artistica del Paraguay)

Marizete Bortolanza Spessato, Unochapecó

Mestre em Lingüística pela UFSC, Professora do Centro de Ciências de Comunicação e Artes da Unochapecó, nos cursos de Letras e Comunicação Social.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

DE CAMPOS, D.; ALCHIERI, I. T.; SPESSATO, M. B. A infância retratada pela mídia: análise da "Série Crianças". Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 109–136, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i18.4238. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4238. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS