Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica

Autores

  • Fernando César Paulino-Pereira UNlMEP
  • Manuela Cornachioni Ayoub UNIARARAS
  • Shirlei Neves Debussi AMAS

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4243

Palavras-chave:

Gestão pedagógica, Orientação educacional, Educação, Supervisão escolar.

Resumo

Nos dias atuais, o aumento da violência tem se tornado bastante preocupante e tema de diversas discussões, nas quais buscam-se soluções para diminuir esta violência. Entre estas discussões, muitas vezes a educação é colocada como um caminho para modificar a realidade difícil em que vivemos, sendo implícito nesta a afirmação que a educação poderia ajudar a diminuir a violência. Com o intuito de verificar até que ponto esta afirmação pode estar correta é que o presente trabalho vai buscar na Psicanálise Freudiana e na Teoria Crítica, embasamento para enriquecer esta discussão. Desta forma o trabalho faz uma discussão sobre psicanálise, psiquismo, cultura e educação, e cm seguida considera a crítica do social apresentada pela escola de Frankfurt. Apoiado então por estas duas abordagens, busca-se a possibilidade deste caminho de mudança através da educação. 

Biografia do Autor

Fernando César Paulino-Pereira, UNlMEP

Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, Docente - Psicologia Social - UNlMEP.

Manuela Cornachioni Ayoub, UNIARARAS

Psicóloga pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS

Shirlei Neves Debussi, AMAS

Mestre em Educação, Psicóloga Social e Educacional na Associação Metodista de Ação Social - AMAS

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Publicado

2018-02-12

Como Citar

PAULINO-PEREIRA, F. C.; AYOUB, M. C.; DEBUSSI, S. N. Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 7–30, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i19.4243. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS