Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4244Palavras-chave:
Semiótica francesa, Literatura de fronteira, Identidade, América Latina.Resumo
A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos.Downloads
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