Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador

Autores

  • Claudecir dos Santos Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4244

Palavras-chave:

Semiótica francesa, Literatura de fronteira, Identidade, América Latina.

Resumo

A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos.

Biografia do Autor

Claudecir dos Santos, Unochapecó

Formado em filosofia, pós-graduado em Ética e filosofia política e mestrando em educação, com pesquisa na linha um - fundamentos da educação - na UPF (Universidade
de Passo Fundo). É professor de filosofia e sociologia da Rede Pública Estadual do Estado de Santa Catarina, no Senai - Chapecó e na Unochapeco (Universidade Comunitária Regional de Chapecó).

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

SANTOS, C. dos. Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 31–58, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i19.4244. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS