Sobre a inserção social de adolescentes: a imagem do coração

Autores

  • Graciela Ormezzano UPF
  • Margareth Markus UPF
  • Viviane Diehl Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4246

Palavras-chave:

trabalho infantil, Brasil, Portugal, educação

Resumo

Esta pesquisa explorou as possibilidades que a educação estética visual oferece para a inserção social de adolescentes, encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude, através do programa implementado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social do município de Carazinho, RS. O campo de ação onde se realizou a oficina de educação estética foi uma escola da rede estadual de educação de jovens e adultos. Como método optamos pelo estudo de caso etnográfico, considerando, neste artigo, o caso específico de um jovem de dezessete anos e o significado da produção durante a oficina. A vivência possibilitou algumas transformações de emoções e sentimentos e se constituiu num modo saudável de expressão e compartilhamento sensível, podendo contribuir no amadurecimento dos participantes e seu bem-viver.

Biografia do Autor

Graciela Ormezzano, UPF

Doutora em Educação pela PUCRS, professora pesquisadora do curso de Artes Visuais e do Programa de Mestrado em Educação da UPF, coordenadora de pesquisa e pós-graduação da Faculdade de Artes e Comunicação e coordenadora do curso de especialização em Arteterapia da mesma instituição. 

Margareth Markus, UPF

Especialista em Arteterapia pela UPF, arquiteta, terapeuta ocupacional e bailarina.

Viviane Diehl, Unochapecó

Mestre em Educação e Especialista em Artelerapia pela UPF, professora do curso de Artes Visuais da Unochapecó e da Unocsc. 

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

ORMEZZANO, G.; MARKUS, M.; DIEHL, V. Sobre a inserção social de adolescentes: a imagem do coração. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 81–104, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i19.4246. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4246. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS