O patchwork como expressão para uma educação multicultural
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4247Palavras-chave:
história do jornalismo, jornalismo impresso, noroeste do Rio Grande do SulResumo
O estudo se insere na linha de pesquisa das Práticas Educativas nas Instituições, vinculada ao núcleo Temático Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM-SM-RS. Esta experiência educativa em Artes abordou as práticas vividas pelos educandos na prática popular na criação e confecção de "Patchwork", possibilitando a eles contato com culturas e formas diferentes de vivenciar o seu cotidiano. Todos os trabalhos foram organizados a partir da imaginação dos educandos com a mediação do professor, representando formas diversas de expressão de algum momento já vivido por eles. A expressão plástica construída valeu-se dos aspectos relacionados à prática do cotidiano, pois cada fragmento desta se constituiu numa "colcha de retalhos", costurada a partir da história da cultura de cada grupo. O multiculturalismo crítico busca o equilíbrio entre a cultura local e regional de um determinado grupo sociocultural. A pedagogia multicultural do ensino da arte foi uma situação concreta que abrangeu diferentes raças, classes sociais, religiões e etnias. A educação multicultural permitiu ao aluno lidar com as diferenças de modo positivo, tanto na arte como na vida. A metodologia utilizada é a dialética da pesquisa participante qualitativa e os sujeitos do processo foram mães da comunidade escolar e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame, em Santa Maria/RS. Os instrumentos de análise foram: observação participante, entrevista semi-estruturada, portfólio, diário de campo e pesquisa socioantropológica. No contexto sociocultural da comunidade escolar manifestaram-se experiências na construção de trabalhos com retalhos e, nestes, a produção de patchwork. Constatou-se que os fazeres cotidianos e a estética do cotidiano impregnados na arte popular de patchwork demonstram que os conceitos espontâneos, ainda que carregados de seus saberes, necessitam da mediação do professor, para uma compreensão crítica do conhecimento artístico, olhando para as diferenças culturais e não apenas às de classe social.Downloads
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