entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa

Autores

  • Maria Aparecida de Assis Teodoro Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
  • Maria Cecília Teodoro Duarte Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4248

Palavras-chave:

deficiência.inclusão. trabalho

Resumo

Com o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Assis Teodoro, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

Maria Cecília Teodoro Duarte, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

Centro de Reabilitação SER - Betim

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

TEODORO, M. A. de A.; DUARTE, M. C. T. entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 125–142, 2018. DOI: 10.22196/rp.v9i19.4248. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS