Contribuições da perspectiva histórico-cultural à compreensão do desenvolvimento da lingaugem escrita na infância

Autores

  • Emília Carvalho Leitão Biato Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v8i16.4258

Palavras-chave:

Ensino. Saberes docentes. Educação.

Resumo

O referencial teórico Histórico-Cultural aponta para o caráter indireto, mediado pelos processos humanos. Numa reflexão sobre a leitura e a escrita na infância, este estudo está orientado para o papel do outro (mediação social) e do signo - mais especificamente, a linguagem - (mediação semiótica) na dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem. A interação social e a linguagem assumem caráter fundamental na constituição de conhecimentos e capacidades, bem como do próprio sujeito. Especialmente nos espaços ligados à leitura e escrita, o gesto, o jogo e o desenho ganham um papel de destaque. O entendimento de como acontecem os processos constitutivos da criança contribui para orientação e reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem da linguagem escrita.

Biografia do Autor

Emília Carvalho Leitão Biato, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora substituta do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2018-02-13

Como Citar

BIATO, E. C. L. Contribuições da perspectiva histórico-cultural à compreensão do desenvolvimento da lingaugem escrita na infância. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 7–24, 2018. DOI: 10.22196/rp.v8i16.4258. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4258. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS