O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral

Autores

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v8i16.4260

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Especificidades, Particularidades, Extensão universitária.

Resumo

O trabalho é um desdobramento de um estudo cuja finalidade foi investigar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças. No primeiro e segundo ano da pesquisa, as crianças estavam matriculadas em uma instituição educativa infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, ES, e, no terceiro, foram matriculadas em uma escola de Ensino Fundamental desse mesmo sistema de ensino. Assim, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural na Psicologia, discute e analisa como as crianças matriculadas em um de educação infantil, em circunstância de registro de sentenças que compunham textos produzidos oralmente, começavam a tomar consciência de unidades que compõem a linguagem oral. O exame dos dados sugere que as crianças elaboravam análises de diferentes unidades fonológicas (palavras, sílabas e fonemas) sem que seja possível estabelecer um percurso evolutivo linear para essas análises. Além disso, conclui que a tomada de consciência dessas unidades está estreitamente ligada ao aprendizado da escrita, pois surgiu em situações de uso desse sistema.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Mendes Gontijo, UFSCAR

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Espírito Santo e integrante da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-­Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2018-02-13

Como Citar

GONTIJO, C. M. M. O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da linguagem oral. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 47–82, 2018. DOI: 10.22196/rp.v8i16.4260. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4260. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS