No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor

Autores

  • Elison Antonio Paim Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v8i16.4262

Resumo

O historiador inglês Thompson, na obra "A Formação da Classe Operária Inglesa", procura mostrar como as classes operárias foram se fazendo, como foram se constituindo. Explicita, assim, várias de suas divergências com o positivismo, com a ortodoxia marxista, ou, ainda, com a fenomelogia e o  estruturalismo, especialmente quanto ao que possa ser definido como classe social. Walter Benjamin defende que na modernidade capitalista as relações sociais são mediadas pela venda e troca da força de trabalho em troca de salário; constrói a imagem das fantasmagorias da e na modernidade capitalista. resignifica a luta de classes na relação com as experiências vividas. No diálogo direto com estes autores, proponho a idéia do "Fazer-se Professor", na tentativa de negar os cânones vigentes de formação; que passemos a pensar a partir das ruínas articuladas intimamente às possibilidades de superação, nunca de maneira determinista, assim a formação de professores descortina­se como um imenso campo de possibilidades para que os professores façam­se sujeitos.

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Publicado

2018-02-13

Como Citar

PAIM, E. A. No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 107–136, 2018. DOI: 10.22196/rp.v8i16.4262. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS