O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas

Autores

  • José Carlos da Silva Centro Universitário Municipal de São José-USJ

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.4441

Palavras-chave:

(des)positivação, qualidade biológica superior, complexidade, comunicação, interdisciplinariidade

Resumo

Resumo: O Ensino Religioso (ER) nos remete a um tema polêmico e vem despertando o interesse de grupos religiosos e educadores da área. O ER é uma das disciplinas mais antigas no currículo escolar no país. No Brasil, não existe oficialmente uma diretriz nacional comum para esta disciplina, capaz de produzir uma ação pedagógica autônoma e reflexiva, que respeite o pluralismo religioso, a diversidade cultural e étnica de seu povo. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as perspectivas do ER como área de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, bem como discutir como tal disciplina pode ser uma ação pedagógica dialógica, reflexiva, crítica e emancipadora?

Biografia do Autor

José Carlos da Silva, Centro Universitário Municipal de São José-USJ

Pedagogia 

Sociologia

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Publicado

2018-09-07

Como Citar

SILVA, J. C. da. O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 56–65, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i44.4441. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4441. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê