Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v12i24.603Palavras-chave:
Imigração japonesa, etnicidade, memória, representação, nacionalismoResumo
Escrever sobre crianças trabalhadoras no espetáculo artístico,remete-nos, muitas vezes, para um mundo de glamour, uma experiência ainda pouco conhecida e investigada que conduz a um “senso comum” repleto de ideias pré-concebidas e estereotipadas, daquilo que estas actividades significam e implicam, sobretudo para as crianças. Se analisarmos para além da aparência, considerarmos a essência desse
trabalho e compreendermos os mecanismos sociais que o produzem, perceberemos crianças que trabalham muitas vezes longos e difíceis períodos de tempo. Este texto procura compreender, a partir do paradigma crítico da Sociologia da Infância, o papel das crianças que trabalham nas actividades artísticas, considerando-as como parte da indústria do
espectáculo e do entretenimento. Pretende, ainda, discutir o conceito de trabalho artístico, que é demasiado amplo, até mesmo para exprimir a essência das realidades que o sustentam. Desta forma, pretende-se contribuir para a análise do Trabalho Infantil Artístico em Portugal, contribuindo para a desocultação de uma realidade que aparece largamente
invisibilizada e/ou disfarçada. Assim, pretende conhecer as práticas sociais das crianças artistas, nas suas actividades espaciais e temporalmente situadas (casa, escola, local de realização de actividades, “recreio”, etc.), nos modos como tais práticas enredam os grupos sociais de pertença, as
instituições de socialização e a vida social em sentido mais lato. Palavras-chave: Infância. Trabalho. Trabalho Infantil Artístico.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.