Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento

Autores

  • Ana Melro

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v12i24.603

Palavras-chave:

Imigração japonesa, etnicidade, memória, representação, nacionalismo

Resumo

Escrever sobre crianças trabalhadoras no espetáculo artístico,
remete-nos, muitas vezes, para um mundo de glamour, uma experiência ainda pouco conhecida e investigada que conduz a um “senso comum” repleto de ideias pré-concebidas e estereotipadas, daquilo que estas actividades significam e implicam, sobretudo para as crianças. Se analisarmos para além da aparência, considerarmos a essência desse
trabalho e compreendermos os mecanismos sociais que o produzem, perceberemos crianças que trabalham muitas vezes longos e difíceis períodos de tempo. Este texto procura compreender, a partir do paradigma crítico da Sociologia da Infância, o papel das crianças que trabalham nas actividades artísticas, considerando-as como parte da indústria do
espectáculo e do entretenimento. Pretende, ainda, discutir o conceito de trabalho artístico, que é demasiado amplo, até mesmo para exprimir a essência das realidades que o sustentam. Desta forma, pretende-se contribuir para a análise do Trabalho Infantil Artístico em Portugal, contribuindo para a desocultação de uma realidade que aparece largamente
invisibilizada e/ou disfarçada. Assim, pretende conhecer as práticas sociais das crianças artistas, nas suas actividades espaciais e temporalmente situadas (casa, escola, local de realização de actividades, “recreio”, etc.), nos modos como tais práticas enredam os grupos sociais de pertença, as
instituições de socialização e a vida social em sentido mais lato. Palavras-chave: Infância. Trabalho. Trabalho Infantil Artístico.

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Como Citar

MELRO, A. Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 9–30, 2010. DOI: 10.22196/rp.v12i24.603. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS