Trabalho coletivo transmutado em ajuda: a contribuição da criança à sobrevivência familiar na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v12i24.605Palavras-chave:
povo Kaingang, território, Estado brasileiro, poder político.Resumo
Esta pesquisa é sobre a exploração infantil no trabalho, na atualidade, e procura caracterizá-la e mapeá-la por meio de pesquisa realizada junto ao Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Nosso objetivo é problematizar investigações atuais sobre o objeto em questão e indicar direções para trabalhos futuros. A investigação foi realizada com entrevistas semiestruturadas feitas a 106 responsáveis imediatos por crianças, entre cinco e 15 anos, atendidas na emergência do HIJG. A apreensão do fenômeno exigiu que ultrapassássemos sua aparência imediata, localizando a criança no contexto das relações sociais capitalistas. Não foi perguntando diretamentesobre o trabalho que descobrimos o trabalho infantil, mas caracterizando a ajuda infantil familiar. Concluímos que a exploração da criança no trabalho ocorre em espaços pulverizados integrando o trabalho social abstrato,
qualitativamente diferente do que ocorria nos primórdios da Revolução Industrial.
Palavras-chave: Exploração infantil no trabalho. Trabalho social abstrato. Trabalho ajuda.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.