GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6971

Palavras-chave:

Games, Inclusão Escolar, Educação Inclusiva

Resumo

O debate sobre a construção de uma escola inclusiva passa por discussões que envolvem as metodologias a serem utilizadas em sala de aula. A metodologia da gamificação vem crescendo no cenário educacional sendo objetivo de muitas pesquisas. No contexto da educação especial inclusiva, práticas de intervenções gamificadas surgem como uma possibilidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, como também, de promover a socialização entre a turma. Considerando a educação especial inclusiva, uma prática fundamental nos diferentes contextos educacionais, busca-se responder à seguinte questão: como a gamificação é abordada na perspectiva da educação especial inclusiva? Por meio da metodologia da revisão sistemática de literatura, foram analisados estudos indexados no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. A análise dos estudos fez-se constar que a gamificação, dentro da perspectiva de educação especial inclusiva, é tratada como uma estratégia possível de ser aplicada no âmbito educacional a fim de desenvolver no aluno com deficiência estímulos motivacionais relacionados aos fatores lúdicos que a metodologia proporciona. Além de colaborar para o desenvolvimento da autonomia dos alunos e contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o significativo.

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Biografia do Autor

Caroline Pugliero Coelho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra e Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA-Campus Uruguaiana/RS. Especialista em Gestão escolar e em Neuropsicopedagogia Clínica. Licenciada em Ciências Biológicas e em Pedagogia.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra e Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA-Campus Uruguaiana/RS. Especialista em Atividade Física e Saúde. Licenciada em Educação Física.

Nathalie Suelen do Amaral Gonçalves, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA-Campus Uruguaiana/RS. Especialista em Tecnologias para Aplicações na Web. Graduada em Sistemas de Informação.

Rafael Roehrs, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em Química Analítica pela UFSM. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química e Especializando em Games e Gamificação na Educação. Graduado em Química Industrial. Docente no curso de Ciências da Natureza – Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA.

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Publicado

2022-08-18

Como Citar

PUGLIERO COELHO, C.; GODINHO SOARES, R.; DO AMARAL GONÇALVES, N. S.; ROEHRS, R. GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: uma revisão sistemática de literatura . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–23, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6971. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6971. Acesso em: 3 dez. 2024.

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Artigos Demanda Contínua