A TRAJETÓRIA DOS PROGRAMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM CONTRATURNO ESCOLAR NO ESTADO DO PARANÁ: (DES)CONTINUIDADES DE POLÍTICAS

Autores

  • Andréia Paula Basei Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7165

Palavras-chave:

Políticas públicas. Gestão da educação. Educação básica. Ampliação da jornada escolar. Atividade complementares curriculares.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória dos Programas de ampliação de jornada escolar por meio de atividades complementares curriculares em contraturno escolar no estado do Paraná com foco nas políticas públicas e processos de gestão. Parte do levantamento dos programas e projetos surgidos no estado nas últimas duas décadas. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa pelos procedimentos de pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os programas e projetos de ampliação da jornada escolar não são contínuos nas suas propostas e práticas em razão de um conjunto de fatores, dentre eles: a descontinuidade de políticas públicas, a insuficiência de verbas direcionadas para a Educação e a precariedade das instalações e recursos materiais, o que contribuiu significativamente para as reconfigurações e, por vezes, interrupção dessas experiências/ações no estado. Conclui-se que o percurso traçado até então demonstra a fragilidade destas políticas educacionais e a necessidade de um planejamento em longo prazo pautado em um processo de gestão que considere e fortaleça todas as etapas do ciclo destas políticas públicas.

 

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Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

BASEI, A. P. A TRAJETÓRIA DOS PROGRAMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM CONTRATURNO ESCOLAR NO ESTADO DO PARANÁ: (DES)CONTINUIDADES DE POLÍTICAS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–27, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.7165. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7165. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Gestão na educação: políticas e práticas