ARQUITETURA PEDAGÓGICA ALFABELETRAR
um novo olhar sobre o processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7802Palavras-chave:
Alfabetização, Tecnologia, AprendizagemResumo
O presente artigo aborda a inserção da tecnologia para auxiliar no desenvolvimento do processo de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. Com o ensino remoto tornando-se realidade no ano de 2020, fizeram-se cada vez mais essenciais os recursos tecnológicos para a aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, sobretudo para o processo de alfabetização. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é no sentido de auxiliar os alunos no desenvolvimento da alfabetização. A metodologia de pesquisa assume a abordagem de uma pesquisa-ação, na qual foi construída uma arquitetura pedagógica envolvendo um jogo digital, utilizado como um projeto piloto em duas turmas, um 2º e um 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre/RS. A presença dessa arquitetura pedagógica e do jogo digital apresentou como resultados o estímulo à cooperação e motivação, além de propiciar a aprendizagem da ortografia e o aumento do vocabulário dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








