MÃES ACADÊMICAS DO ENSINO SUPERIOR
um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8120Palavras-chave:
Maternidade, Universidade, Ensino Superior, GêneroResumo
O objetivo do estudo foi compreender os desafios da trajetória universitária de mães acadêmicas do ensino superior no interior do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fruto de um projeto de iniciação cientifica realizado no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Onze mulheres acadêmicas do ensino superior que são mães foram entrevistas e os dados foram analisados via procedimento de Análise Temática. Como resultados, construímos três temas: 1) Discriminação na universidade; 2) Lugar do progenitor na vida dos filhos de mães acadêmicas e 3) Maternidade e evasão acadêmica, que discutem desafios vivenciados que precisam ser superados para a conquista do ensino superior de mulheres que sejam mães. Observamos que a maternidade funciona como uma forma de barreira a formação superior de mulheres sendo constituída como um fator de vulnerabilidade a evasão acadêmica. A falta de redes de apoio para o cuidado do filho faz com mães acadêmicas estejam sempre no limiar entre a exaustão e a sobrecarga, de forma que as relações sociais na universidade muitas vezes pioram o cenário a partir da violência de gênero e violência simbólica. Quanto aos progenitores homens, a estes, socialmente é reservado a paternidade “facultativa” e quando o pai exerce funções de cuidado e apoio a mulher, esse cuidado foi relacionado diretamente ao relacionamento conjugal (só ‘ajuda’ porque são casados), mas a responsabilidade da criação do filho ainda foi integralmente relacionada a mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








