INCLUSÃO DE ESTUDANTES NAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8260Keywords:
Educação Física, Práticas corporais, Inclusão, Atividade docente, Pandemia da Covid-19Abstract
O mundo vivenciou entre os anos de 2020 E 2023 uma pandemia que exigiu, além do isolamento social, a reorganização das atividades profissionais de Educação Física Escolar e, com o retorno das aulas presencias, os docentes tiveram que reinventar sua prática, visto que a educação mudou nos últimos anos. Este trabalho objetiva discutir as significações de professores de Educação Física acerca do processo de inclusão de estudantes dos anos finais do ensino fundamental nas práticas corporais da Educação Física Escolar no retorno às aulas presenciais pós-pandemia da Covid-19. O estudo fundamenta-se na Psicologia Sócio-Histórica, o lócus da pesquisa se encontra em uma escola no município de Icó, Ceará, Brasil. As categorias definidas a priori para o estudo são: Historicidade, Totalidade, Mediação, Sentidos e Significados, e Atividade, e para sua análise foram utilizados os Núcleos de Significação. Os resultados apontam como limites para a inclusão de alunos nas práticas corporais a diversidade da realidade escolar , a falta de recursos didáticos, dificuldades para trabalhar com pessoas com deficiência, a inclusão de gênero e a falta de interesse dos estudantes. Como possibilidades para o enfrentamento desses limites, são mencionados o potencial da Educação Física Escolar como componente curricular , a mediação do professor , o que envolve, as relações afetivas e o apoio incondicional de toda a escola e dos órgãos públicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








