Aprender-desaprender-reaprender a dinâmica da aula universitária

Autores

  • Arnaldo Nogaro Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i20.90

Resumo

O texto produzido tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre a pertinência, espaço da aula no contexto pedagógico universitário. Fala-se muito sobre as transformações do cotidiano e seu impacto na vida da escola e no fazer do professor. O que realmente tem de verdade nisso? Que mudanças ocorrerão na prática de sala de aula? As novas tecnologias vão suplantar o trabalho do professor? Este questionamento tem ficado à margem e não tem sido preocupação de muitos professores universitários que continuam “dando” aula como se nada de diferente estivesse acontecendo na sociedade e no conhecimento. Em decorrência da ausência de uma formação específica de natureza pedagógica, mantêm sua rotina sem se sentirem incomodados com as críticas dos alunos, mantendo-se firmes e convictos de que “quem sabe, ensina”. Nossa preocupação é provocar os educadores, alunos, futuros professores e outros agentes, para que se perguntem sobre como vêem a aula e o que poderia ser diferente nela.

Downloads

Como Citar

NOGARO, A. Aprender-desaprender-reaprender a dinâmica da aula universitária. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 39 a 58, 2008. DOI: 10.22196/rp.v10i20.90. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/90. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS