A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i20.92

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem.

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Como Citar

TEIXEIRA, E. S. A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 59 a 76, 2008. DOI: 10.22196/rp.v10i20.92. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS