Professor, intelectual e leitor

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i20.95

Palavras-chave:

tempo, presente, leitura

Resumo

Este texto surge da leitura e discussão de “Professores, intelectuais e escritores”, de Barthes; e de “Sistemas de ensino e sistemas de pensamento”, de Bourdieu. Fomos convidadas, pela professora Tânia Regina Ramos, no curso de Pós-graduação em Literatura da UFSC, a atravessar os textos lidos para a sua disciplina por meio de conversas trocadas em e-mails. A conversa e a escrita fluíram muito agradavelmente entre nós duas, em parte pelas descobertas de coincidências bibliográficas, em parte pela distância geográfica onde nos encontrávamos, confirmando como o texto escrito, virtual ou impresso, ainda tem a finalidade de aproximar distâncias e ligar espaços. Os e-mails foram trocados durante um pouco mais de um mês e, posteriormente, reorganizados para constituir este texto, mas procuramos manter aqui as características da conversa para além da teoria e das experiências discutidas.

Downloads

Como Citar

Professor, intelectual e leitor. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 135 a 150, 2008. DOI: 10.22196/rp.v10i20.95. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/95. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATO