O programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA) no planalto norte do estado de Santa Catarina: o caso da cooperativa agropecuária regional de pequenos produtores de Mafra (COOARPA)
Palavras-chave:
Memória coletiva, patrimônio cultural imaterial, Lei Robin Hood.Resumo
Este artigo aborda a temática das políticas públicas de desenvolvimento rural, mais especificamente aquelas direcionadas à agricultura familiar. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi eleito por integrar, de forma inédita/inovadora, política agrícola e segurança alimentar. Delineou-se contextualizar a construção do referido programa na região do planalto norte do estado de Santa Catarina através do protagonismo da Cooperativa Agropecuária Regional de Pequenos Produtores de Mafra (COOARPA). Utilizou-se do referencial teórico da inserção da agricultura familiar nos mercados de produtos agroalimentares através de políticas compensatórias. A partir daí, objetivou-se analisar alguns efeitos socioeconômicos do programa, tais como: i) preços agrícolas e renda do agricultor ii) organizações dos agricultores e iii) qualidade dos produtos ofertados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.