Arqueologia e preservação do patrimônio cultural: a contribuição do Pe. João Alfredo Rohr
Resumo
A contribuição do Pe. João Alfredo Rohr para a arqueologia brasileira e, por extensão, para a arqueologia de um modo geral, é inestimável e merece especial atenção de todos aqueles que se dedicam a esta área de pesquisa e à preservação de patrimônios culturais. Ao longo de sua carreira de quase quarenta anos dedicados à arqueologia, a partir da década de 1950, vários foram os avanços em termos teórico-metodológicos, pioneiramente colocados em prática pelo Pe. Rohr na arqueologia catarinense, antecipando empiricamente princípios e pressupostos elaborados por arqueólogos internacionais, precursores de diferentes e inovadoras vertentes analíticas, de escassa circulação, à época, fora de seus países de origem. O presente texto tem como objetivo colocar em evidência a importância e a atualidade das investigações e publicações do referido arqueólogo. Ao mesmo tempo, busca-se demonstrar que sua obra, constituída pelo levantamento sistemático de sítios arqueológicos em Santa Catarina, o mais extensivo ocorrido na arqueologia catarinense, totalizando cerca de 400 sítios registrados e devidamente cadastrados, e, pela análise de parte destes sítios, está em sintonia e se aproxima de uma arqueologia contemporânea no sentido de sua vinculação ao compromisso de realizar um verdadeiro trabalho de reconstrução da memória nacional. Em outros termos, a arqueologia de Rohr esteve preocupada não apenas em recuperar objetos e restos humanos do passado, mas, sobretudo, em tentar contextualizar e fazer inferências – cautelosas e sempre devidamente sustentadas por evidências empíricas – que permitam compreender, pelo menos em parte, os comportamentos e processos sociais vivenciados no passado, cujas evidências materiais constituem, no presente, o patrimônio cultural a ser resgatado através de pesquisas arqueológicas socialmente comprometidas com a devida identificação e registro desse patrimônio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.