Os docentes e a educação patrimonial na escola: elementos para a formulação de uma política pública
Palavras-chave:
Tratamento de dejetos suinícola, biodigestores, racionalidadeResumo
A cultura é uma das dimensões mais importantes da condição humana. Em todos os lugares e tempos percebemos sua presença criadora. Conhecer e valorizar a cultura, quer seja ela do passado ou do presente, do local, regional, nacional ou global, é uma das tarefas mais importantes do sistema educativo. O presente artigo apresenta os principais resultados de uma dissertação de mestrado desenvolvida entre 2005 e 2007, cuja finalidade principal foi conhecer a visão dos professores das redes pública e privada do município de Joaçaba (SC) acerca do patrimônio cultural local. Para o desenvolvimento da pesquisa de campo foi definida uma amostra de 100 professores. O levantamento dos dados foi realizado por meio de dois instrumentos de pesquisa: (a) um questionário, respondido por 66 professores e, (b) uma entrevista, realizada com 06 docentes. Entre os principais resultados, constatou-se que, grande parte dos professores, não utiliza o patrimônio cultural municipal como recurso didático em suas atividades pedagógicas. Evidenciou-se como causa, fatores como a falta de conhecimento a respeito do assunto e a desconsideração desta prática como atividade comum, pois a maioria destes docentes não foi trabalhada neste sentido quando de sua formação como educador. Contudo, os professores também demonstraram que têm interesse de promover o uso do patrimônio cultural como ferramenta de ensino, mas este deveria ser um processo que acontece em várias esferas, ao qual eles estariam aderindo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.