Memórias e trajetórias de Dona Maria Natalina Santos Costa (1943-)

uma sacerdotisa das encantarias afro-amazônicas em Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2025.62.10

Palavras-chave:

Religiosidade afro-amazônica, Memória, História de vida

Resumo

O trabalho aborda as memórias e história de vida de Dona Maria Natalina Santos Costas (1943-), sacerdotisa afrorreligiosa do tambor de mina e umbanda/pajelança da cidade de Belém (PA). Focalizamos um recorte de sua trajetória, dá sua iniciação até os dias atuais. Destacamos assim o seu chamado, quando foi iniciada por Dona Maria Aguiar no Tambor de Mina; sua ida para umbanda, com Dona Nevinha; e sua provação e resignação. Decorridos a partir da morte de seu marido, fato que a afastou de sua religiosidade e a levou para o Maranhão, se cuidar com Zé Negreiros. Ao longo da narrativa são observadas complexas relações sociais, a presença de importantes personalidades históricas, assim como questões raciais, de estigma e uma complexa rede sociabilidade, identificada a partir de relações de compadrio interclasse.

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Biografia do Autor

Diogo Jorge de Melo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino e História de Ciências da Terra pela UNICAMP e em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST. Professor da Universidade Federal do Pará do Bacharelado em Museologia, do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Educação. 

Priscila Faulhaber, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP. Pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins e leciona do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UNIRIO/MAST e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Socias da UFAM.

Ana Cristina Silva Souza, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação. Bolsistas Capes.

Ramon Augusto Teobaldo Alcantara, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação.

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Publicado

2025-06-24