EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES RURAIS EM PARCERIA
Resumo
Este artigo tem como base uma pesquisa que realizamos sobre experiências de agricultores, que trabalham no sistema de parceria no interior do município de São Lourenço D’ Oeste - SC. Nos valemos das metodologias da História Oral para entrevistarmos algumas famílias. A denominação parceria varia conforme a região brasileira, podendo ser meeiros, agregados, etc. Estes sujeitos mostraram-nos por que resistem em abandonar o campo, contaram-nos que produzem seus alimentos, além de outros trabalhos que conseguem realizar para complementar a renda, como bóias-frias, criação de alguns animais, empregados como vigias ou domésticas. Enquanto os pais querem permanecer na roça, os filhos saem de casa muito cedo para trabalhar na cidade. São poucos os que ainda permanecem trabalhando dessa maneira; mesmo não obtendo lucros, consideram que esta é a única forma que lhes resta para sobreviver.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.