A política pública do Pronaf em Chapecó/SC
histórico, caracterização e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22562/2024.61.10Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Crédito RuralResumo
A agropecuária brasileira historicamente obteve na política de crédito rural um instrumento para ampliação de suas atividades produtivas. O estudo visa analisar o acesso e a distribuição do crédito do Pronaf em Chapecó/SC entre 1996 e 2023. A pesquisa possui abordagem histórica-dedutiva, com coleta e análise de dados secundários. Foram analisados dados do Pronaf, junto ao sítio oficial do Banco Central do Brasil, através da plataforma Matriz de Dados do Crédito Rural (2013-2023) e do Anuário Estatístico do Crédito Rural (1996-2012). Ainda, foram examinadas estatísticas do Censo Agropecuário de 2017 e informações da Produção Agrícola da Produção Pecuária Municipal. Os recursos do custeio agrícola (94,3%) são utilizados para cinco atividades: Máquinas e Implementos; Tratores/Demais Veículos; Infraestrutura Física; Bovinos; Energia Renovável. Constata-se a necessidade de adequações na política pública para atender seu público alvo, assim como as finalidades e objetivos do programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.










