Sobre a Revista

A Revista Gestão Organizacional (RGO) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), editada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC/ESAG).

Periodicidade
A Revista Gestão Organizacional (RGO) é uma publicação quadrimestral. A partir de 2021 a RGO passa a operacionalizar fluxo contínuo em suas edições quadrimestrais. 

Foco e escopo
A Revista Gestão Organizacional (RGO) tem como objetivo a divulgação do conhecimento científico na forma de artigos, ensaios e resenhas que representem avanços nas seguintes áreas de conhecimento:
• Estudos organizacionais: estudos históricos; fundamentos éticos; fundamentos teóricos; pensamento organizacional.
• Administração Pública e de Empresas: estratégia; finanças; gestão de pessoas; governança; gestão pública; gestão social; logística, marketing; produção; políticas públicas.
• Contabilidade: auditoria; Compliance; contabilidade societária; contabilidade gerencial; sistemas de informação; relato integrado; tributação.
• Organizações, Gestão e Sociedade: sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; ambiental, social e governança (ESG);
• Ensino e pesquisa em Administração e Ciências Contábeis: métodos de ensino/aprendizagem; casos para ensino.

Missão
Divulgar a produção de conhecimento em gestão e estudos organizacionais.

Público
Professores e estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais ligados à gestão organizacional.

Campo
i) Organizações públicas
ii) Organizações empresariais
iii) Organizações associativas
iv) Organizações de interface entre as esferas pública e privada
v) Estado/Mercado/Sociedade

Processo de Avaliação pelos Pares
O objetivo do processo de avaliação é ajudar nossos colaboradores a melhorar seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivistas, preparadas por revisores experientes. Os originais de artigos, casos de ensino e resenhas submetidos à Revista Gestão Organizacional (RGO) são encaminhados para a apreciação de, no mínimo, dois pareceristas “ad hoc” e/ou integrantes da Equipe Editorial (revisão dupla cega).

Neste processo, os originais são lidos inicialmente pelo Editor que, se considerar estarem de acordo com a linha editorial geral, os encaminhará para os pareceristas. Todos os trabalhos são avaliados com base nos critérios previamente estabelecidos pelo Comitê de Política Editorial, utilizando-se dos seguintes parâmetros:
1 - Critérios de avaliação: Uso da escala [ ] Ótimo [ ] Bom [ ] Regular [ ] Fraco para os seguintes quesitos: O tema é atual e relevante; Os objetivos estão claramente definidos; O trabalho tem consistência conceitual e o autor mostra segurança, conhecimento e propriedade ao tratar do assunto; A estratégia de pesquisa está clara e a metodologia é adequada aos objetivos do trabalho; Os resultados e conclusões são claros e objetivos, e respondem aos objetivos do artigo/estudo; A linguagem é clara e agradável, e apresenta desencadeamento ordenado das ideias; O trabalho mostra aspectos de originalidade e inediticidade; O trabalho tem validade extra temporal; O trabalho contribui para a construção do conhecimento científico na área.
2 - Sugestões quanto ao conteúdo
3 - Sugestões quanto à forma
4 – Recomendação: [ ] Aceitar [ ] Correções obrigatórias [ ] Submeter novamente para avaliação [ ] Submeter a outra revista [ ] Rejeitar
A seguir, a produção é enviada aos autores para que procedam às modificações necessárias, quando solicitadas. Em caso de o parecer indicar a rejeição, procede-se com o arquivamento da submissão e o aviso aos autores.

Diretrizes de Conduta Ética
A Revista Gestão Organizacional (RGO) e seus editores seguem as diretrizes (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors - https://publicationethics.org) estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE), quanto aos princípios de Conduta Ética.

- Independência Editorial: as decisões editoriais são baseadas na qualidade das submissões e na apropriada revisão pelos pares, sem quaisquer influências políticas, financeiras ou pessoais, dos funcionários do periódico ou dos especialistas voluntários.

- Gestão do Periódico: a Revista Gestão Organizacional (RGO) dispõe de mecanismos e infraestrutura necessária para que os serviços editoriais garantam eficiência em publicação a partir da concepção de um periódico independente. A revista mantém um processo ético e transparente em relação aos editores, autores e revisores.

- Supervisão Ética: a escolha dos editores e da equipe de apoio administrativo seguem critérios que respeitem as diretrizes de conduta ética.

- Reclamações e Recursos: possíveis reclamações a respeito da revista e sua equipe, conselho editorial e editor ou recursos decorrentes do processo editorial, devem ser encaminhadas ao e-mail rgo@unochapeco.edu.br.

- Discussões e Correções Pós-publicação: a Revista Gestão Organizacional (RGO) poderá solicitar correções, revisões ou promover a exclusão de artigos após publicados, em caso de infrações aos procedimentos éticos da pesquisa.

Orientações Gerais
Plágio: Os artigos submetidos passarão por verificação de possível plágio (por meio do software Crossref Similarity Check). 
Autoria: Não é permitido inserir nomes de pessoas que não contribuíram efetivamente para o artigo. Todos os autores devem ter ciência da submissão.

Conflito de interesses
A Revista Gestão Organizacional (RGO) considera que quando um autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal e/ou financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses.

Fraude na pesquisa
É expressamente proibida a inserção de dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.
Informações detalhadas sobre nossas diretrizes de conduta ética podem ser consultadas em: https://publicationethics.org/

Política de Acesso Livre
A Revista Gestão Organizacional (RGO) adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND), pelo qual a submissão do texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. A RGO proporciona acesso publico livre e imediato a todo seu conteúdo.

 

INDEXADORES

- Web of Science;

- Crossref;

- Diadorim;

- DOI;

- DORA;

- EBSCO Host;

- Google Acadêmico;

- ICAP - Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos;

- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;

- LiVre - Periódicos de Livre Acesso; -

- Portal de Periódicos Capes;

- REDID - Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico;

- Spell - Scientific Periodicals Electronic Library;

- Sumários;

- WordCat.